Gambá sendo reintroduzido na natureza, na Bahia
Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente da Bahia
Gambá sendo reintroduzido na natureza, na Bahia


De acordo com o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) , da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador (BA) , mais de 4.300 animais silvestres foram resgatados na capital baiana, levando em consideração os quatro primeiros meses do ano. As informações foram obtidas pelo portal A Tarde.

Entre os animais resgatados pela corporação estão serpentes peçonhentas , aranhas, escorpiões , aves, jacarés e saruês (espécie de gambá). A aparição dessas espécies está relacionada com às  fortes chuvas que atingem a cidade, à intensa urbanização e ao desmatamento. 

Robson Pires, coordenador do GEPA, contou ao portal A Tarde que esses animais podem sair do habitat por causa do alagamento de suas tocas e buscam locais secos para abrigo. “Apesar de ainda termos muita área verde em Salvador, as fronteiras entre o ambiente natural e urbano não existem”, explica.

Com a chegada do período de chuvas na cidade, crescem os relatos de aparições de animais silvestres e peçonhentos em áreas urbanas, muitas vezes em locais inusitados como quintais, garagens e até quartos de residência.

Resgates recentes

Nesta terça-feira (6), quatro animais foram resgatados na cidade: duas cobras, uma ave e um gambá. Uma das cobras era uma jararaca, capturada no Centro Histórico de Salvador. Das quatro espécies de serpentes peçonhentas que existem no Brasil, três delas são típicas da região: jararaca, cascavel e coral.

Após a realização dos resgates, os animais são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema e do Ibama, ao Projeto Tamar, no Ima (Instituto de Mamíferos Aquáticos). As espécies mais exóticas que vão para a Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Nesses locais, os animais passam por triagem, avaliação clínica e são preparados para reintegração ao habitat natural. Para evitar atrair esses animais para o lar, os moradores precisam manter a limpeza, evitar acúmulo de lixo e entulho, e sempre verificar roupas e sapatos antes de usá-los, pois os animais podem se esconder neles.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes