Meteoro
Reprodução/Instagram/@profjung
Meteoro "brilhante" no céu do Rio Grande do Sul


Um meteoro "superbólido" cortou o céu do  Rio Grande Sul com um brilho forte na noite desta quarta-feira (23). O registro foi feito pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, região metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com as filmagens, o momento foi visto às 19h01 e durou cerca de 10 segundos. Moradores do norte do estado também registraram a passagem do meteoro  que deixou um c larão no céu, assustando e impressionando quem presenciou o fenômeno.

Nas redes sociais, internautas comentário que ainda é possível ver outro meteoro cortando o céu, no mesmo momento, mais distante e no sentido contrário. Assista:


Passagem rara

De acordo com o professor e pesquisador Carlos Fernando Jung, que comanda o observatório gaúcho, o termo "superbólido" é designado a meteoros com brilho de magnitude igual ou superior a -17, em uma escala de intensidade da astronomia. O fenômeno não era registrado no Rio Grande do Sul desde 2022.

Ao g1, o professor disse que os astrônomos costumam classificar os meteoros em fireball e bólidos. Enquanto os primeiros são esferas grandes e brilhantes, os bólidos são muito luminosos, deixam um rastro e explodem rapidamente.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!