
Criminosos armados invadiram Guaxupé, no Sul de Minas, na madrugada desta terça-feira (8), em um ataque no estilo “Novo Cangaço”. Eles explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal, fecharam acessos à cidade e dispararam contra a sede da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
Durante a ação, houve intensa troca de tiros. Para dificultar a perseguição, os assaltantes espalharam “miguelitos” — artefatos feitos para furar pneus — pelas ruas.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram homens armados cercando a cidade e realizando diversos disparos. "Que noite terrível! Acordaram a cidade inteira com os tiros e explosões", relatou uma moradora em uma postagem.
A 79ª Companhia da Polícia Militar foi alvo direto dos criminosos e teve sua sede parcialmente destruída. Segundo o jornal 'O Tempo', um militar ficou ferido por estilhaços de vidro e de disparos durante o ataque.

A Polícia Militar informou que o patrulhamento foi reforçado com agentes da 18ª Região da PM, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Comando de Aviação do Estado.
A perícia da Polícia Federal foi acionada e irá avaliar os danos na agência bancária. Até o momento, não há confirmação oficial sobre valores levados pelos criminosos.
Após o ataque, o grupo fugiu em cinco SUVs. A suspeita é de que tenham seguido em direção à zona rural da cidade. Este foi o primeiro ataque de Novo Cangaço registrado em Minas Gerais desde maio de 2024, quando Camanducaia, também no Sul do estado, foi sitiada.