Municípios do RS suspendem aulas devido ao calor intenso
Reprodução Freepik
Municípios do RS suspendem aulas devido ao calor intenso


Devido às altas temperaturas  registradas no Rio Grande do Sul , cinco municípios da Região Sul decidiram suspender as aulas  na rede municipal de ensino nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7). As cidades afetadas pela medida são Pelotas , Rio Grande , Capão do Leão , São José do Norte e Turuçu .

Em Pelotas, a decisão foi oficializada por meio de um decreto municipal, considerando a previsão da Embrapa Clima Temperado, que aponta uma sensação térmica de 39°C na quinta-feira e 38°C na sexta. É a primeira vez neste ano que as aulas são interrompidas, afetando mais de 26 mil estudantes.

Já em Rio Grande, a prefeitura tomou a decisão em conjunto com as direções das escolas. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação reconheceu que algumas unidades não possuem infraestrutura adequada para lidar com as temperaturas extremas. No município, a sensação térmica também se aproxima dos 40°C, devido à combinação entre a umidade elevada e a onda de calor. A rede municipal atende cerca de 20 mil alunos.

As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (10), quando as temperaturas devem cair para menos de 25°C, segundo previsão da Climatempo. Dentre os municípios que suspenderam as atividades, apenas Turuçu divulgou um calendário para reposição das aulas, que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de julho.

Calor extremo já impactou o início do ano letivo no RS

Esta não é a primeira vez que o calor interfere no calendário escolar do estado. No mês passado, a Justiça do Rio Grande do Sul determinou o adiamento do início das aulas na rede estadual, que estavam previstas para começar no dia 10 de fevereiro. A decisão atendeu a um pedido do sindicato dos profissionais da educação, o CPERS, que alertou para a falta de infraestrutura das escolas diante da onda de calor.

Na ocasião, a desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, do Tribunal de Justiça do RS, destacou que muitas instituições não possuem ventilação adequada nem bebedouros suficientes, colocando alunos e professores em risco. Além disso, ressaltou que o deslocamento até as escolas – muitas vezes feito a pé ou por transporte público – aumentava a exposição ao calor extremo.


O calor vai dar trégua?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve perder força a partir de domingo (9), quando as temperaturas máximas ficarão abaixo dos 30°C em grande parte do estado. As mínimas devem oscilar entre 10°C e 15°C.

Em Porto Alegre, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C, enquanto em Quaraí, uma das cidades que mais sofreram com o calor neste verão, a máxima prevista é de 26°C. Essa mudança ocorre devido à chegada de uma nova frente fria, que ajudará a reduzir o bloqueio atmosférico que mantém as temperaturas elevadas no estado, além de afetar também partes da Argentina e do Paraguai.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes