O cultivo de hortaliças no calor dos últimos dias pode ser um desafio: o clima quente e a umidade de algumas localizações requerem plantas resistentes, que consigam se desenvolver bem sob altas temperaturas, garantindo produções mais eficientes.
É o caso, por exemplo, de espécies como o tomate, pimentão, abobrinha, berinjela e quiabo. Elas se adaptam bem ao solo mais seco e conseguem armazenar uma quantidade de água suficiente para não estragarem com facilidade. (Veja a lista completa mais abaixo).
Dicas para o cultivo em climas quentes
Algumas variedades demonstram boa tolerância ao calor, mas nem por isso estão isentas de sofrer danos após períodos quentes mais prolongados. É por isso que os produtores devem se atentar aos excessos: seja de temperatura, de água ou de seca, conforme informações do site Forth Jardim.
Além disso, é interessante garantir que a exposição ao sol não seja exagerada. Nesse sentido, a montagem de estruturas que garantam uma sombra - especialmente nos horários em que o sol costuma ser mais forte - também podem ajudar o cultivo.
Outra dica é enriquecer o solo com uma cobertura vegetal morta, como a casca de pinus, por exemplo, que garante a manutenção da umidade do solo e, consequentemente, temperaturas mais baixas.
Quais espécies cultivar no calor?
- Rúcula
- Manjericão
- Melancia
- Espinafre
- Alface americana
- Orégano
- Alecrim
- Couve-manteiga
- Hortelã
- Jiló
- Batata-doce
Onda de calor
OInstituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também anunciou a previsão de uma nova onda de calor na próxima semana, inicialmente em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos estados do Goiás e da Bahia.
A massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará força a partir do próximo domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.
No estado de São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta de calor intenso, com temperaturas podendo chegar a 38° em algumas localidades. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências do órgão, a elevação da temperatura, provocada por uma massa de ar quente, será sentida em várias regiões paulistas até, pelo menos, a próxima quarta-feira (19).
As temperaturas máximas devem atingir 38°C na região de Itapeva e no Vale do Ribeira; 36°C na Baixada Santista e nas regiões de São José dos Campos, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente e 35°C no Litoral Norte e nas regiões de Bauru e Araraquara. Já no Vale do Paraíba e nas Regiões de Presidente Prudente, Barretos e Franca, os termômetros devem chegar à casa dos 34°C. E aos 33°C na região metropolitana da capital paulista e nas regiões de Sorocaba e Campinas.