Na Baixada Santista, a máxima menos quente chegará a 38 graus
Tomaz Silva/Agência Brasil
Na Baixada Santista, a máxima menos quente chegará a 38 graus


A onda de calor entra em sua terceira passagem pelas cidades brasileiras a partir de segunda-feira (17). Em Peruíbe e Mongaguá, no litoral de São Paulo, os termômetros devem marcar até 43 graus de temperatura máxima.

Publicidade

Os municípios que ficam na Baixada Santista registraram 30 e 34 graus de máxima no sábado e domingo, respectivamente, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região tem nove cidades no total, e apenas Bertioga (39º) e Mongaguá (38º) terão máximas abaixo dos 40 graus.

A massa de ar quente e seco, que ganhou força no domingo (16), vai atingir outras cidades brasileiras. Ainda segundo o Inmet, as temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média climatológica.

Na região sudeste, os termômetros devem marcar 35 graus em Vitória (ES) e Belo Horizonte, e 37º na cidade de São Paulo.

Em Campo Grande (MS), a máxima será de 36 graus, e em Brasília (DF), o calor pode chegar a 32º.

Onda de calor entra na terceira passagem pelo Brasil
Reprodução/Pics
Onda de calor entra na terceira passagem pelo Brasil


Publicidade

Defesa Civil faz alerta para população se proteger

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para que a população evite exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, das 10h às 16h, mantenha hidratação constante, bebendo bastante água ao longo do dia, e não pratique atividades físicas intensas ao ar livre nos períodos de maior calor.

Idosos, crianças e animais de estimação devem ter atenção especial durante os dias de calor intenso, pois são mais vulneráveis aos efeitos do calor. É fundamental garantir que estejam sempre bem hidratados, em locais arejados e protegidos do sol.

Para os pets, o órgão indica que os passeios devem ser feitos nos horários mais frescos, preferencialmente no início da manhã ou no fim da tarde, para evitar queimaduras nas patas devido ao solo quente.

Temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média climatológica
Fernando Frazão/Agência Brasil
Temperaturas máximas podem superar em mais de 5°C a média climatológica


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!