Aeronave acabou no mar depois de se arrastar por avenida
Imagem cedida por Francisco Trevisan
Aeronave acabou no mar depois de se arrastar por avenida

Um avião de pequeno porte caiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, por volta das 9h30 desta quinta-feira (9). A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade, que afirma que o acidente ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo à pista de skate.

Além disso, a administração confirmou a morte do piloto, identificado como Paulo Seghetto.  Anteriormente, a prefeitura havia informado dois óbitos, mas corrigiu a informação na última atualização do boletim, às 11h21. 

Segundo a prefeitura, até o momento, houve registro de oito vítimas, sendo cinco na aeronave (3 adultos e 2 crianças) e três que passavam pela pista de skate.

Segundo informações da Santa Casa, às 11h52,  cinco vítimas estão no hospital, sendo três adultos e duas crianças. Um dos adultos está em estado grave, e uma criança está sob monitoramento, potencialmente grave. Dentre os três adultos, um não estava na aeronave.

De acordo com a administração, a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar já estão no local, isolando e fazendo o resgate das vítimas. As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram a retirada do piloto das ferragens e prosseguem no atendimento.

A rede VOA, concessionária que administra o aeroporto de Ubatuba (SP), informou em nota que o voo saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, localizado a cerca de 425 quilômetros de Goiânia e próximo às divisas do estado com o Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Também em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB)  afirmou que vai investigar a ocorrência.

Vídeos registram momento do acidente e destroços em chamas na areia

Em um vídeo de câmeras de segurança publicado nas redes, é possível ver que o avião saiu da pista, atravessou a avenida e logo explodiu na praia. Além disso, internautas gravaram os destroços da aeronave em chamas na faixa de areia. Assista:




Aeronave

A aeronave é um bimotor a jato modelo Cessna Citation, que tem capacidade para cinco pessoas. Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ela estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade 'normal'.

Nota da VOA

"A Rede VOA confirma o acidente com a Aeronave prefixo PR GFS - modelo Cessna Citation 525 CJ1 - nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, administrado pela concessionária.

A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.

Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida. O SERIPA já foi acionado e está coletando informações.

Foram resgatadas quatro pessoas, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito."

Nota da FAB

"Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados, nesta quinta-feira (09/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-GFS, no município de Ubatuba (SP).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação."

* Em atualização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!