Uma sucuri-verde (Eunectes murinus) que estava grávida foi atropelada e ejetou cerca de 40 filhotes da barriga em Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, na rodovia MT-338, nesta segunda-feira (6).
O animal, que tinha aproximadamente 5 metros de comprimento, foi esmagado ao ser atropelado, assim como os filhotes. Ao g1, o biólogo Henrique Abrahão Charles explicou que a sucuri estava no fim da gestação e prestes a parir.
O incidente foi registrado em vídeo por um amigo do pescador e youtuber Ederson Negri Antonioli. À CNN, ele disse que o amigo "veio de Goiás para fazer uma pescaria comigo. Quando ele estava voltando, se deparou com essa cena inusitada e resolveu gravar para me enviar".
Veja o vídeo completo
Sucuri-verde
Nativa de regiões tropicais da América do Sul, a sucuri-verde é considerada uma das maiores do mundo, com chances de atingir até 8 metros de comprimento e pesar até 100 kg. Ainda assim, não é venenosa, e usa da própria força para sobreviver e se alimentar.
As gestações, que duram de seis a sete meses, podem originar de 20 a 40 filhotes. Como se trata de uma espécie ovovípara, eles se desenvolvem em ovos dentro do corpo da mãe.
Da média de 40 filhotes, apenas 5% vivem até a idade adulta. Isso porque grande parte já nasce morta, ou se torna a presa de outros animais.