Vai chover no Natal? E na véspera? Veja a previsão do tempo para todo o país

Dia de Natal tem previsão de tempo mais quente em grande parte do Brasil

Previsão do tempo para o Natal resume expectativa de como será este verão no Brasil
Foto: Divulgação/Defesa Civil SP
Previsão do tempo para o Natal resume expectativa de como será este verão no Brasil

Grande parte do Brasil deve ter um dia de Natal bem chuvoso . A véspera, no entanto, deve ser de tempo mais firme, com previsão de chuva apenas no Rio de Janeiro , mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas regiões ainda podem ter pancadas de chuva nesta terça-feira (24).

O norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, parte do Mato Grosso, de Tocantins e leste do Pará têm expectativa de até 100 milímetros de chuva até esta manhã.

"Na virada do Natal , provavelmente a única capital que tem mais chance de chuvas é Rio de Janeiro, mas, mesmo assim, não deve ser uma chuva forte", afirmou o meteorologista da Climatempo Fábio Luengo ao g1.

No dia do Natal, a previsão é de tempo mais quente, com muitas nuvens e pancadas de chuva em praticamente todo o país.

De acordo com o especialista, devem ter chuva forte: leste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

"No Norte, é esperada a mesma coisa de sempre, aquelas pancadas de chuva forte, um pouco mais isoladas, mas sem muito transtorno. No Nordeste, a previsão é de tempo bem firme, com exceção do Maranhão, que pode ter chuva", explicou o meteorologista.

A chuva esperada para a faixa que pega desde o Amazonas até o Sudeste do país ocorre em razão da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) — uma extensa faixa de nuvens que vai do Norte ao Sudeste e mantém o tempo instável nessas áreas, gerando chuvas.

A expectativa é que o país tenha um clima considerado mais "normal" para esta época do ano, de acordo com Luengo.

"Faz tanto tempo que a gente não tem um Natal um pouco mais normal, no sentido de La Niña e El Niño, que a gente meio que esqueceu como que é um tempo mais comum nessa época do ano", afirmou.

A previsão para o Natal resume a expectativa de como deve ser o clima neste verão, que começou no último dia 21 e vai até 20 de março.

A estação não deve ser marcada por grandes ondas de calor e deve ter volumes de chuva acima da expectativa para esta época do ano.