O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na noite desta sexta-feira (25), que contabilizou 1.290 denúncias de propaganda eleitoral irregular no segundo turno das eleições. Os registros foram feitos pelo aplicativo Pardal , desenvolvido pela Justiça Eleitoral para facilitar o envio de queixas.
A novidade deste ano é a inclusão de uma função para reportar irregularidades em campanhas na internet.
Segundo dados divulgados pela CNN na noite desta sexta-feira (25), a Paraíba lidera em número de denúncias, com 395 ocorrências, seguida por Ceará (238) e São Paulo (216).
Entre as principais irregularidades registradas estão propaganda em bens públicos (14% dos casos), uso de banners, cartazes e faixas (12%) e campanhas online (7%).
Como Funciona o aplicativo Pardal
O aplicativo Pardal permite que cidadãos reportem propaganda irregular, tanto online quanto em outras mídias, com o uso de smartphones ou tablets. Regulamentado por portaria, o aplicativo encaminha as denúncias ao juízo eleitoral competente.
A plataforma também orienta sobre o que configura propaganda irregular, oferecendo ao usuário a opção de “Prosseguir” ou “Encerrar” a denúncia. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos do Android e IOS.
Denúncias de desinformação são direcionadas ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), e casos relacionados a crime ou ilícito eleitoral seguem para o Ministério Público Eleitoral.
A PortaliG fará a cobertura em tempo real da apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil onde haverá segundo turno neste domingo (27).
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .