Anatel
Reprodução: Flipar
Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quinta-feira (19) que identificou acessos à rede social X por usuários brasileiros na quarta-feira (18), desrespeitando uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A Anatel enfatizou que essa ação "demonstra intenção deliberada de descumprir" a determinação judicial e anunciou que novas tentativas de burlar o bloqueio resultarão em "providências cabíveis".

O Portal iG está no BlueSky,  siga para acompanhar as notícias!

A informação foi publicada após relatos de usuários que conseguiram acessar a plataforma sem o uso de VPNs (Virtual Private Networks). Desde o final de agosto, a rede social está bloqueada no Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes, até que a empresa pague multas e indique um representante legal no país.

O acesso dos brasileiros à rede foi facilitado por uma mudança nos servidores da empresa do bilionário Elon Musk, que dificultou a aplicação do bloqueio pelas operadoras de internet.

Como resultado, alguns usuários até conseguiram fazer publicações na plataforma. A empresa justificou a alteração como uma necessidade devido à inacessibilidade de sua infraestrutura na América Latina após a imposição do bloqueio.

A Anatel relatou que o X passou a utilizar endereços de IP associados à Cloudflare, em vez de sua infraestrutura própria, o que permitiu a restauração temporária do serviço para os usuários brasileiros.

Após essa manobra, o ministro Alexandre de Moraes impôs uma multa diária de R$ 5 milhões à rede social, que também se aplica à Starlink, outra empresa ligada a Musk, cujos recursos foram bloqueados para cobrir as multas impostas ao X.

Nota da Anatel

"A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que, ao longo do dia 18/9, constatou que a rede social X estava acessível a usuários, em desrespeito à decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis"

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!