Desfile da Independência 2024: EBC transmite celebração ao vivo neste 7 de Setembro
Redação GPS
Desfile da Independência 2024: EBC transmite celebração ao vivo neste 7 de Setembro

O desfile de 7 de Setembro em Brasília começou neste sábado (7) com a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em carro aberto. O tema deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. O desfile acabou por volta do meio-dia. (Veja abaixo a íntegra)

Lula foi recebido pelos chefes das Forças Armadas para autorizar o início da celebração na Esplanada dos Ministérios. A expectativa é que 30 mil pessoas acompanhem o evento.

Além do presidente, também acompanharam o evento do palanque ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. Entre eles:

  • o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin;
  • outros ministros do STF, como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Edson Fachin;
  • ministros de Estado como José Mucio (Defesa), Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).

A primeira-dama Rosângel Lula da Silva, a Janja, não foi ao desfile do Sete de Setembro para participar de evento de educação no Catar. Janja foi convidada pela xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned, para a 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques.

O Portal iG está no BlueSky,  siga para acompanhar as notícias!

A celebração do Dia da Independência destaca três temas principais: vacinação, o programa Mais Médicos e a presidência do Brasil no G20.

Também ocorreu uma homenagem ao povo gaúcho, afetado por enchentes recentes. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), participou do evento. 

Participaram integrantes das Forças Armadas; das polícias Rodoviária Federal, Judiciária, Penal, Militar e Civil; da Força Nacional de Segurança Pública; do Corpo de Bombeiros Militar e integrantes da Defesa Civil Nacional e dos estados; da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS); da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e dos Correios.

A cerimônia incluirá a apresentação das Forças Armadas e veículos de defesa nacional, com destaque para a Esquadrilha da Fumaça, que se apresentará às 10h30.

Assista ao vivo

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!