O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou neste domingo (25) que o governo vai enviar quatro aviões das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios que atingem o interior do estado de São Paulo desde quinta (22).
Segundo o ministro, as aeronaves são do Exército e da Aeronáutica e deverão focar em combate ao fogo e monitoramento das áreas afetadas para possíveis novos incêndios.
Emergência em São Paulo
Ainda na manhã deste domingo, o governador Tarcísio de Freitas decretou estado de emergência em 45 cidades paulistas. Destas, 20 estão em alerta máximo para incêndio florestal.
Além disso, na sexta, o governo paulista montou um gabinete de crise com a Defesa Civil para monitorar e controlar os focos de incêndio .
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram 3.480 incêndios contabilizados de quinta a sábado.
Com isso, o número de queimadas registrados em três dias é quase dez vezes maior que o de agosto do ano passado, quando o estado contabilizou 352 focos de incêndio.
Ministério do Meio Ambiente também monitora situação
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que está acompanhando a situação junto ao governador.
"Reforcei ao governador que estamos à disposição para enfrentarmos conjuntamente essa situação, intensificada pelos fortes ventos e pela seca", publicou em suas redes, após um telefonema com Tarcísio neste sábado (24).
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .