Nevasca em Caxias do Sul, em 1941
Studio Geremia/Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Nevasca em Caxias do Sul, em 1941

Em 1941, a segunda maior enchente da história atingiu Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Até o dia 5 de maio, o volume da cheia do lago Guaíba era o maior visto (4,76), no entanto,  o patamar chegou a 5,3 metros nos últimos dias devidos às chuvas que atingem a capital gaúcha neste mês. Naquele ano, o estado também foi atingido por fortes nevascas, que cobriram cidades da Serra Gaúcha.

Foi também em maio, só de 1941, que uma nevasca pintou de branco algumas cidades gaúchas. Segundo o jornal A Época daquele ano, a nevasca foi bastante presente em Caxias do Sul e teve início no dia 28 de maio, podendo ser vista até a manhã do dia 29.

A neve formou uma camada de 25 centímetros, segundo o jornal. "Cobria e tomava as formas de todas as coisas que estavam ao alcance da vista", como árvores, telhados, ruas, calçadas e carros.

Ainda, o fenômeno também atingiu cidades serranas como São Francisco de Paula. Segundo os relatos publicados pela Revista do Globo, foram 75 centímetros de camada de neve. Gramado e Bento Gonçalves também tiveram nevascas, com cobertura de 40 centímetros em cada.

Veja fotos:

Neve na Praça Dante Alighieri, com a Catedral de Caxias do Sul (RS)
Reno Mancuso/Acervo Mancuso
Neve na Praça Dante Alighieri, com a Catedral de Caxias do Sul (RS)


Neve sobre os arbustos da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul durante nevasca de 1941
Reno Mancuso/Acervo Mancuso
Neve sobre os arbustos da Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul durante nevasca de 1941


Enchente em Porto Alegre em 1941
Acervo Fotográfico, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa… - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2024/05/17/neve-nevasca-enchente-rs-rio-grande-do-sul-1941.htm?cmpid=copiaecola
Enchente em Porto Alegre em 1941





Guaíba

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, continua diminuindo. Nesta sexta-feira, a medição realizada às 6h00 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), registrou a marca 4,73 metros no Cais Mauá. Esse é o menor patamar registrado desde a segunda-feira (13). Contudo, o lago segue com o nível superior à cota de inundação, que é de 3 metros. 

A capital gaúcha deve seguir inundada por pelo menos mais 10 dias, de acordo com estimativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo a previsão, o nível do Guaíba deve descer a 4 metros na próxima semana, mas se manterá acima da cota de inundação (3 metros) até pelo menos o dia 25.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!