O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre , diminuiu um pouco mais de ontem para hoje. Nesta sexta-feira (10), o nível é de 4,74 metros, segundo a medição feita às 6h15 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.
Em 24 horas, a redução foi 30 centímetros. O patamar registrado hoje fica abaixo do registrado na enchente histórica de 1941, quando o rio chegou a 4,76 metros. O recorde de 80 anos atrás foi batido nos últimos dias, com o nível chegando a atingir 5,33 metros no dia 5 de maio. Ontem, o Guaíba marcou 4,86 metros às 18h15.
A cidade de Porto Alegre foi bastante inundada por conta da cheia do rio Guaíba. Até esta quinta-feira (9), o aeroporto e a rodoviária seguem sem funcionamento por conta das enchentes. Casas e comércios também seguem alagados.
De acordo com uma projeção do Índice de Pesquisas Hospitalares (IPH), o Guaíba deve levar ao menos 30 dias para ficar abaixo dos 3 metros. Na enchente histórica de 1941, quando o rio atingiu 4,76 m, foram 32 dias para o rio voltar as condições normais.
Previsão do tempo
Cientistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS alertam que há possibilidade do rio Guaíba voltar a subir devido à previsão de mais chuvas para o Rio Grande do Sul.
Caso haja o repique, o cenário pode ser prejudicado devido ao vento que sopra do sul, o que deve elevar o lago em aproximadamente 20 centímetros.
Ontem (9), o Inmet emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para declínio de temperaturas no estado do Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira. As temperaturas podem cair de 3º a 5ºC devido à passagem de uma frente fria, fazendo com que as mínimas fiquem abaixo de 10ºC.
A meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do governo, alerta que há previsão de chuvas fortes para o estado gaúcho no sábado, domingo e segunda-feira.
Na sexta-feira (10), a previsão é de chuva forte no centro, norte, nordeste, vales, RMPOA e no litoral norte do estado gaúcho, com volumes de até 120 mm, além de muita ventania e mar agitado.
As chuvas permanecem intensas até segunda-feira (13), nos mesmos locais.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.