A semana que começa hoje é a mais curta do mês de março porque o próximo dia 29 é o feriado da sexta-feira da paixão.
Origem da data
A data é considerada feriado nacional e faz parte do calendário católico. Para esses fiés, nesse dia aconteceu a crussificação de Jesus Cristo. A sexta-feira da paixão é o único dia no qual não há missas na Igreja Católica.
Nesse dia, fiés vão às ruas e encenam a peregrinação de Jesus pela Via Crucis, caminho que ele percorreu até chegar ao lugar onde foi crucificado.
A data faz parte da semana santa, um dos momentos mais sagrados para os católicos e que este ano começou último domingo (24), o chamado Domingo de Ramos.
Ele acontece exatamente uma semana antes da Páscoa, celebrada no próximo dia 31 de março.
É obrigatório trabalhar na Sexta-feira Santa?
Depende. Mesmo sendo um feriado nacional no calendário, alguns serviços funcionam normalmente.
Uma vez que o trabalho aos feriados é proibido, conforme o artigo 70 da CLT, caso o trabalhador seja convocado para trabalhar, tem direito a pagamento em dobro pelo dia ou a folga compensatória.
Preciso trabalhar no domingo de Páscoa?
O dia 31 não é feriado nacional. Por isso, os estados e municipios podem decidir se decretam feriado ou ponto facultativo. Caso não estabeleçam, vale as regras gerais de trabalho aos domingos.
Com isso, a folga ou pagamento em dobro depende de como a regra está descrita nos contratos individuais, ou do tipo de setor em que o empregado trabalha.
Também é importante consultar eventuais acordos ou convenções coletivas da categoria, que regulamentam as escalas de jornadas de trabalho das empresas.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp