O presidente Lula (PT)
anunciou oficialmente nesta quinta (11) o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski
como novo ministro da Justiça.
Ao lado do ministro Flávio Dino, que deixará o cargo para assumir cadeira no STF em 22 de fevereiro, Lula comunicou que Lewandowski toma posse no Ministério da Justiça em 1º de fevereiro, e terá liberdade para escolher sua equipe.
“O povo brasileiro vai ganhar com essas duas escalações, uma na Suprema Corte e outra na Justiça", destacou o mandatário, ao afirmar que essas posses coroam o primeiro ano do seu mandato.
Nessa quarta-feira (10), Lula havia iniciado discussões sobre a sucessão na pasta, recebendo Dino e Lewandowski no Palácio da Alvorada. A reunião, que durou mais de três horas, teve como objetivo abordar os detalhes dessa transição. Dino deve comandar a transição no ministério até 30 de janeiro.
Lewandowski se aposentou do STF em 11 de abril do ano passado, após completar 75 anos – idade limite para ocupar o cargo. No Senado Federal, ele presidiu o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016.
Em 2006, Lula nomeou Lewandowski para o Supremo após indicação de Márcio Thomaz Bastos, então ministro da Justiça. À época, ele atuava como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.