O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (26) rumo à base naval da Restinga de Marambaia, praia no Rio de Janeiro controlada pelas Forças Armadas onde deve passar o réveillon.
A área, de acesso restrito, foi escolhida pelo petista para passar o recesso de fim de ano junto aos familiares e à primeira-dama, Janja da Silva. O presidente deve retornar a Brasília no dia 3 de janeiro.
A Restinga de Marambaia é um pedaço privativo do litoral fluminense, cujo território perpassa os municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. Na região, há uma unidade de treinamento de fuzileiros navais.
A região é tradicionalmente escolhida pelos chefes de Estado para feriados e períodos de descanso: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou o Natal de 2018 no local, enquanto Michel Temer (MDB) passou a virada de 2016 para 2017 e o Carnaval de 2018. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também viajou ao destino enquanto esteve à frente do Executivo.
Nos dois primeiros mandatos de Lula, ele havia escolhido a base naval de Aratu, na Bahia, para o recesso de fim de ano. Neste ano, porém, o mandatário foi ao destino para o recesso de Carnaval.