Um garoto de 11 anos passou mal após comer uma lagartixa frita em Formosa (GO), nos arredores do Distrito Federal. O pequeno réptil foi frito e, depois, servido ao menino pela madrasta e pela mãe dela. Após algumas horas, o menino começou a ficar doente e foi levado para o hospital, onde foi diagnosticado com infecção estomacal grave.
Embora o caso tenha acontecido no último dia 6 de novembro, ele só foi registrado na delegacia local no dia 11. A criança teria passado mal durante o final de semana dos dias 4 e 5. Ainda não se sabe se ele foi obrigado a comer lagartixa, mas a mãe do menino afirma que ele foi obrigado a comê-la.
Por ora, o delegado afirmou que a madrasta e sua mãe não sabiam que o alimento faria mal e que ambas já consumiram lagartixa no passado, pois viveram uma vida simples e sem comida.
Ingerir uma lagartixa cozinhada ou não pode causar vários tipos de doenças, de uma infecção à contração de uma bactéria. Foi assim com um australiano que, em 2019, comeu o pequeno réptil para vencer uma aposta e foi contaminado por salmonela, morrendo um tempo depois.