A Assembleia Legislativa de Rondônia de Rondônia concedeu, nesta segunda-feira (16), o título de cidadão honorário do estado ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , por "relevantes serviços prestados".
O texto foi publicado no do Diário Oficial do Estado. Confira:
O autor da proposta é o deputado estadual Delegado Lucas (PP), que justifica a homenagem afirmando que Netanyahu “destaca-se como um líder, desempenhando papel fundamental no fortalecimento dos laços entre Israel e Brasil”.
“Aguardamos ansiosos a visita do primeiro-ministro a Rondônia”, afirmou Delegado Lucas, em um trecho da proposta aprovada pelos colegas na Assembleia Legislativa.
Netanyahu é alvo de críticas da mídia local por falhas nos sistemas de inteligência e de segurança de Israel, que não evitaram os ataques do grupo armado palestino Hamas, em 7 de outubro.
O principal jornal israelense, Haaretz, publicou um editorial responsabilizando o primeiro-ministro pelos ataques do Hamas.
O jornal diz que decisões de um "governo de anexação e desapropriação", tomadas por ministros de extrema-direita e antiárabes, levaram à explosão de uma reação violenta.