O deputado estadual delegado Lucas (PP-RO), autor do decreto lei que concedeu o título de cidadão honorário do Estado de Rondônia" a Benjamin Netanyahu, primeiro ministro de Israel , afirmou que está avaliando uma possibilidade jurídica de revogar a concessão da honraria.
O parlamentar explicou, em uma nota de esclarecimento publicada em suas redes sociais, que o projeto para homenagear Netanyahu surgiu depois que ele foi convidado a compor a Frente Parlamentar Brasil-Israel, criada pela bancada federal e com participação de Assembleias Estaduais. Ele mencionou a previsão de uma viagem em comitiva para o país do Oriente Médio.
Especificamente sobre o decreto, o deputado rondoniense disse que a proposta foi redigida em 3 de outubro, antes do conflito entre Israel e Hamas, mas que só foi protocolada no dia 9, quando o conflito já estava em seu terceiro dia.
O parlamentar disse ainda lamentar profundamente as vítimas da guerra entre Israel e Hamas e expressou solidariedade com todos os cidadãos que estão sendo afetados pelo "conflito devastador.”