Uma professora de Língua Portuguesa foi demitida do Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição, localizado em Videira, Santa Catarina, após um vídeo ser publicado nas redes sociais. No vídeo, a docente ensinava a linguagem neutra para os alunos, o que gerou uma polêmica.
Em seu conteúdo, ela explicava que "pessoas não-binárias" que não se identificavam com o gênero masculino ou feminino teriam que "engolir" os pronomes estabelecidos.
Sem saber que estava sendo gravada, ela diz:
"Se você fosse uma pessoa não-binária e se sentisse ofendida por ser chamada de 'todos', porque 'todos' não abrange teu 'tipo' de gênero, você teria que engolir, porque você é minoria".
A divulgação do vídeo provocou uma reação da diretoria da escola, que demitiu a funcionária.
Assista ao vídeo:
Em um comunicado enviado aos pais dos alunos na sexta-feira (22), a diretora informou que a professora dava aulas em três séries do ensino fundamental.
No site oficial do colégio, a proposta pedagógica destaca a capacitação dos alunos para se posicionarem "de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais".
Além disso, enfatiza o desenvolvimento de um convívio social democrático baseado em "respeito, cooperação e solidariedade".
A direção da escola foi contactada pelo portal iG, mas até o momento não respondeu a solicitação de resposta. O espaço permanece aberto para manifestações.