Setembro chegou e com ele vêm mais oportunidades de folgas prolongadas para aqueles que planejam viajar ou descansar durante fins de semana estendidos. Ao longo do restante de 2023, mais seis feriados nacionais ocorrerão em dias úteis.
O primeiro dessa leva de feriados do segundo semestre é o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Em seguida, temos o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Ambos caem em uma quinta-feira, o que para muita gente pode significar emenda.
Em novembro, o Dia de Finados, em 2 de novembro, também ocorre em uma quinta-feira, enquanto a Proclamação da República, em 15 de novembro, será em uma quarta-feira. O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, que é feriado somente em algumas cidades do país, não é uma data nacional, cai em uma segunda-feira. Em dezembro, o feriado de Natal, em 25 de dezembro, também será em uma segunda-feira.
Confira os próximos feriados:
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
- 20 de novembro (segunda-feira): Dia da Consciência Negra (adotado em parte das cidades brasileiras por leis municipais);
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.
É importante destacar que os feriados nacionais
são estabelecidos por lei federal e são aplicáveis em todo o país, enquanto os feriados facultativos se aplicam aos servidores públicos. No entanto, estados e municípios têm a prerrogativa de legislar para que determinadas datas facultativas, como o carnaval e o Corpus Christi, por exemplo, sejam reconhecidas como feriados locais.
O Dia da Consciência Negra, por exemplo, que é comemorado no dia 20 de novembro e em 2023 vai cair em uma segunda-feira, não é considerado feriado nem ponto facultativo nacional, já que depende de lei municipal ou estadual.