Na última quarta-feira (6), moradores da cidade de Estrela, localizada no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, foram surpreendidos por uma cena inusitada e impressionante. Após as inundações provocadas pelo ciclone extratropical, uma vaca foi encontrada no telhado de uma residência, deixando a população perplexa.
A situação gerou preocupações quanto à segurança do animal e à necessidade de um resgate adequado. Segundo informações da prefeitura local, será necessário o uso de um guincho especializado para retirar a vaca do telhado com segurança, dada a complexidade da operação.
No entanto, a situação não é simples, pois a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros da região estão atualmente envolvidos em diversas operações de resgate e auxílio às áreas afetadas pelo ciclone extratropical.
Confira o vídeo:
Aguardando Resgate
Enquanto a população e as autoridades lidam com as consequências do ciclone, o dono da vaca aguarda ansiosamente o resgate do seu animal de criação, que de alguma forma acabou em cima do telhado de uma residência.
A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul deixou rastros de destruição, com centenas de pessoas desabrigadas em Estrela e abrigadas em ginásios municipais.
As inundações resultantes das intensas chuvas e do ciclone extratropical já provocaram 39 mortes e afetaram mais de 6,3 mil pessoas em nada menos que 80 cidades do estado.
Calamidade pública
Os governos federal e estadual reconheceram o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
O reconhecimento do estado de calamidade pública abre portas para que os 79 municípios atingidos solicitem verbas para diversas finalidades. Esses recursos visam apoiar a assistência à população, o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de infraestrutura e moradias que foram danificadas ou destruídas pelo desastre.