Onda de calor deve atingir várias regiões do país
Reprodução
Onda de calor deve atingir várias regiões do país

No último mês de  inverno deste ano, uma onda de calor deve atingir o país, fazendo com que muitos estados brasileiros quebrem  recordes das temperaturas esperadas para o mês de agosto.

Ao longo da semana, uma grande massa de ar quente e seco ganha força pelo Brasil, afetando quase todas as regiões, informou a Climatempo. Conforme a previsão, o esperado é que a  onda de calor comece nesta segunda-feira (21) e mantenha sua influência até o próximo sábado (26).

Apesar do inverno no Hemisfério Sul, segundo o instituto, é comum que agosto registre calor intenso nos estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste, centro-sul da Região Norte.

Além disso, um aumento do calor também será observado no interior de Minas Gerais e de São Paulo. Em situações especiais, altas temperaturas em comparação com o esperado para o mês podem ser vistas até mesmo nos estados do Sul.

A Climatempo lembra que alguns estados brasileiros já registraram temperaturas muito acima do normal para agosto em vários dias ao longo do mês.

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, por exemplo, marcou 40,4°C no dia 10, sendo que a média máxima é de 34,7°C. Esse foi o atual recorde de calor deste ano para a região.

Já a capital paulista, teve temperaturas na casa dos 30ºC mais de uma vez no mês, enquanto a média global para agosto é em torno dos 24ºC. O Rio de Janeiro também marcou o que foi considerada uma temperatura alta para o mês em 11 de agosto, quando registrou 34,6°C.

De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, essa onda de calor faz com que "amplas áreas" no Tocantins, em Mato Grosso, no norte e oeste de Goiás tenham temperaturas pouco acima dos 40°C. 

"O norte e o leste de Mato Grosso do Sul e até mesmo em pontos do oeste e noroeste de São Paulo poderão ter temperaturas próximas ou até um pouco acima dos 40°C e acredito que nunca tivemos registros assim em agosto", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!