Colômbia: militares encontram cão Wilson, mas ele foge

O cachorro é um pastor belga de seis anos. Ele fez parte do resgate das crianças que ficaram 40 dias na selva após acidente aéreo

Cachorro que ajudou na busca pelas crianças desaparecidas na Amazônia está desaparecido
Foto: Reprodução/redes sociais
Cachorro que ajudou na busca pelas crianças desaparecidas na Amazônia está desaparecido

O cão Wilson , que ajudou a encontrar as crianças indígenas na selva da Colômbia vítimas de um acidente aéreo , é encontrado por militares, mas acaba se assustando e fugindo. O cachorro é um pastor belga de seis anos e está perdido na floresta há três semanas.

O animal faz parte do resgate dos quatro irmãos, que foram  encontrados com vida na sexta-feira (9) e agora estão internadas em Bogotá, capital da Colômbia , para receber tratamento médico adequado.

Segundo o preparador de cães das forças colombianas, Edgar Yesid Fontecha, o cachorro agiu de forma natural, se preservando. O tutor de Wilson, o soldado Lara Cuaran, pode ser peça chave para o animal deixar a defensiva e se aproximar, de acordo com Fontecha.

O comandante Bonilla afirmou que tem espalhado comida pela selva para que Wilson possa se alimentar. Atualmente, mais de 100 soldados buscam pelo cachorro.

"Os cães, especialmente nessas operações de busca e resgate, têm sido fundamentais. Na verdade, foi Wilson quem encontrou as crianças. Nossos cães salvaram muitas vidas e são considerados membros da equipe", declarou Bonilla.

As autoridades acreditam que Wilson acompanhou as crianças em algum momento durante o tempo que elas estavam desaparecidas. Uma delas relatou que encontrou o cachorro e brincou com ele por um tempo, mas depois se perdeu na mata.


Entenda o caso

As crianças estavam em um avião que caiu no dia 1° de maio e levou à morte de três adultos. Um dos três corpos encontrados é da mãe dos jovens. Outra vítima é um dos líderes da comunidade indígena.

O acidente ocorreu na província de Caquetá, localizada ao sul da Colômbia.

A aeronave que caiu era do modelo Cessna 206, decolou de Araracuara e tinha como destino a cidade de San Jose del Guaviare. Pouco depois da decolagem, o piloto informou ao centro de controle que estava com problemas no motor do avião e emitiu um alerta de socorro antes do veículo sumir dos radares.

O caso teve grande repercussão na Colômbia e há dias se especulava se as crianças seriam encontradas com vida, já que apenas os corpos dos três adultos haviam sido localizados.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.