Chuvas causam alagamentos em São Sebastião (SP)
Reprodução / Twitter - 13.06.2023
Chuvas causam alagamentos em São Sebastião (SP)

Na manhã desta terça-feira (13), a  costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, está registrando diversos pontos de alagamento em decorrência das fortes chuvas que atingem o local. A região de Juquehy é a mais afetada. 

Vídeos compartilhados por moradores nas redes sociais mostram ruas completamente alagadas.

Fortes chuvas atingem principalmente a região de Juquehy, em São Sebastião (SP)
Reprodução / Twitter - 13.06.2023
Fortes chuvas atingem principalmente a região de Juquehy, em São Sebastião (SP)

Segundo a Prefeitura de São Sebastião, as equipes da Defesa Civil estão em alerta e foram acionadas para o  bairro da Vila do Sahy, o mais atingido pelas chuvas no início deste ano, no feriado de Carnaval.

Boletim emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e pela Defesa Civil alertam para risco de deslizamento de terra, de grau moderado a alto. Conforme o comunicado, o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) prevê mais chuvas até esta sexta-feira (16) e o solo já está bastante encharcado.

De acordo com a Casa Militar do Estado, foram registrados, nas últimas 24 horas, 142,6 milímetros de chuva em Juquehy 2; 119,6mm na Barra do Una; 107,7mm em Juquehy; 94,5mm em Boiçucanga e 94,1mm em Cambury — todos na costa sul do município.

Os atendimentos das Unidades de Saúde da Família (USFs) Barra do Sahy e Juquehy 1 e 2 estão suspensos nesta terça-feira (13) devido às dificuldades de acesso. Além disso, as aulas da região também foram canceladas.

O  iG entrou em contato com a Defesa Civil para mais informações e aguarda o retorno. Até o momento, não há registros de deslizamentos de terra, desabrigados ou feridos.

Tragédia do início do ano

Casas destruídas em deslizamentos na Barra do Sahy, em São Sebastião, após tempestades no litoral norte de São Paulo
Rovena Rosa/Agência Brasil - 23/02/2023
Casas destruídas em deslizamentos na Barra do Sahy, em São Sebastião, após tempestades no litoral norte de São Paulo

Em fevereiro deste ano,  fortes chuvas devastaram o Litoral Norte de São Paulo, causando deslizamentos de terra e deixando dezenas de mortos.

À época, a cidade mais prejudicada foi São Sebastião. A Vila Sahy, na Costa Sul do município, foi a mais atingida por deslizamentos e ficou totalmente destruída. O local soma a maior parte das vítimas da tragédia. Outra cidade atingida foi Ubatuba.

Caraguatatuba, Guarujá e Bertioga também sofreram prejuízos e tiveram moradores desabrigados e desalojados.

A tragédia é a maior envolvendo as chuvas já registrada no Brasil em 24 horas, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!