A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30) uma operação contra fraudes bancárias em contas eletrônicas. A ação cumpre mandados de busca e apreensão em, pelo menos, 17 estados do país e no Distrito Federal .
De acordo com a PF, os suspeitos são investigados por terem cedido suas contas pessoais para que receber valores frutos de golpes e fraudes contra clientes de vários bancos.
A operação é uma cooperação entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Polícia Federal.
Em vigor desde 2017, a ação detectou nos últimos anos um "aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos".
Segundo as investigações, as pessoas envolvidas estavam emprestando suas contas bancárias para receber o dinheiro dos golpes. Em troca disso, eles ficavamcom parte do dinheiro recebido.
A PF afirma que a conduta de "emprestar" a conta bancária é crime e pode gerar prisão de até 8 anos aos envolvidos e multas. Além disso, pode haver um agravamento da sentença caso sejam usados servidores de tecnologia fora do Brasil ou se os golpes forem praticados contra pessoas idosas ou vulneráveis.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.