A Pesquisa Exame/Idea para as eleições presidenciais de 2022 , divulgada nesta quinta-feira (25), mostra um perfil de eleitor mais confiante em sua escolha.
Uma das perguntas feitas aos entrevistados foi em relação à intenção de voto para presidente da República, 'se o voto está definido, se pode mudar ou não sabem responder'.
Ao todo, 83% dos entrevistados disseram que o voto 'está definido'. Outros 13% responderam que o voto 'pode mudar' , enquanto que apenas 3% não souberam reponder.
Os resultados da pesquisa, revelam que a definição do voto aconteceu cada vez mais cedo nesta eleição.
"Isso é 30 pontos a mais do que tínhamos no mesmo período de 2018. Ou seja, há pouco espaço de convencimento de eleitores que podem mudar de voto”, diz Maurício Moura, fundador do Instituto IDEIA.
O levantamento ouviu 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 19 e 24 de agosto de 2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95% .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.