Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) estão realizando uma paralisação de 24 horas em solidariedade aos familiares do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ambos desaparecidos há nove dias na região do Vale do Javari. Além disso, eles pedem a saída do atual presidente do órgão, Marcelo Augusto Xavier: "fora, Xavier", gritavam no protesto.
Participaram da manifestação as entidades Indigenistas Associados (INA), representantes do Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindsep-DF), da Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais (Condisef) e da Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef).
O desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips foi alertado pela Univaja na segunda-feira (6). O Vale do Javari é a região com a maior concentração de povos indígenas isolados do mundo.
Uma testemunha-chave afirmou ter visto Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, suspeito de envolvimento no desaparecimento da dupla, carregar uma espingarda e fazer um cinto de munições pouco depois que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips deixaram a comunidade de São Rafael com destino à Atalaia do Norte, na manhã de domingo (5), data em que foram vistos pela última vez.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .