A região nordeste está em alerta para mais chuvas a partir desta quinta-feira (9). Segundo os meteorologistas do Climatempo, toda a faixa entre o litoral norte da Bahia e o litoral leste do Rio Grande do Norte devem ter chuva frequente, que pode variar de moderada a forte.
"Há previsão de granes volumes acumulados e, com toda a chuva que já caiu nas últimas duas semanas, o risco de novos deslizamentos é alto, inclusive no Recife e no litoral do Pernambuco", diz o alerta.
Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado para a condição. Segundo o órgão, os maiores volumes de chuvas estão previstos para os dias 9, 10 e 11/06 (quinta à sábado).
A umidade vinda do oceano Atlântico associada à passagem de frentes frias pelo litoral da região nordeste, bem como o padrão de circulação dos ventos e a condição de temperatura da água do mar são apontados como fatores responsáveis pelo fenômeno.
Ontem, quatro municípios em Pernambuco registraram deslizamentos após chuvas durante a madrugada. Um adolescente de 14 anos morreu, elevando o número de vítimas para 129.
De acordo com a Central de Operações do estado, o número de pessoas desalojadas chega a 119.523, e de desabrigados para 9.134.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.