Passageiros relatam atrasos em voos
Reprodução / Wikimedia Commons
Passageiros relatam atrasos em voos

Na manhã desta quinta-feira (19), passageiros relataram pane nos equipamentos que controlam as frequências de rádio-comunicação do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo , o que gerou atrasos e cancelamentos de voos. Após instabilidade, os radares voltaram a funcionar por volta das 10h30.

Ao menos 12 voos da companhia aérea Latam Airlines foram desviados para Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) devido a questões técnicas. As companhias Gol e Azul ainda monitoram a quantidade de viagens afetadas.

O problema registrado em São Paulo também afetou voos em Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba e Brasília.

Ao iG , a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que às 8h15 "foi verificada uma instabilidade nos sistemas de controle de tráfego aéreo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), afetando as aeronaves decolando e com destino aos aeroportos de São Paulo".

Conforme a nota, foi aplicado um plano de contingência, como previsto no programa de treinamento dos controladores de tráfego aéreo, "a fim de manter a continuidade das operações aéreas com o nível de segurança requerido". 

"A equipe técnica restabeleceu o sistema às 08h42 e os consoles de visualização radar voltaram a operar normalmente. Todas as medidas estão sendo tomadas para reduzir os impactos da ocorrência e as causas da instabilidade estão sendo apuradas."

Painel mostra atrasos nos voos na manhã desta quinta (19)
Arquivo pessoal
Painel mostra atrasos nos voos na manhã desta quinta (19)


Nas redes sociais, um passageiro que estava em Congonhas relatou ter ficado mais de 1h20 esperando para decolar.



Outra, escreveu que já estava dentro do avião em direção a Londrina (PR) quando foram registrados problemas nos radares do aeroporto.



Segundo o site da Infraero, diversos voos foram cancelados, além de algumas aeronaves terem ficado paradas no pátio do aeroporto. Alguns voos têm previsão de atraso de pelo menos 3 horas.

Site da Infraero mostra voos atrasados e cancelados após pane em Congonhas na manhã de hoje
Reprodução / Infraero
Site da Infraero mostra voos atrasados e cancelados após pane em Congonhas na manhã de hoje

Uma fonte do controle de tráfego aéreo do Aeroporto de Congonhas confirmou à BandNews FM que os radares voltaram a funcionar por volta das 10h30 de hoje, após uma instabilidade. 

O Procon de São Paulo informou ao iG  que a responsabilidade pelo ressarcimento dos clientes lesados pelo cancelamento dos voos — em decorrência de panes nos radares do espaço aéreo — é inteiramente das companhias aéreas. Ainda segundo o órgão, os clientes têm de 15 a 20 dias para abrir uma reclamação que pode ser feita pelo site ou de forma presencial.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!