Jhonatan Ribeiro de Lima tinha 18 anos
Reprodução 26/04/2022
Jhonatan Ribeiro de Lima tinha 18 anos

Um jovem de 18 morreu após ser atingido por um tiro na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, na noite desta segunda-feira. A vítima foi identificada como Jhonatan Ribeiro de Almeida. Moradores relatam que o disparo partiu de um policial militar do Batalhão de Choque.

A corporação informou que a Corregedoria acompanha o caso e que os agentes envolvidos estão sendo ouvidos pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que assumiu as investigações. Depois, ainda de acordo com a PM, eles também prestarão depoimentos na 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (1ª DPJM).

Mãe de Jhonatan, a auxiliar de serviços gerais Monique Ribeiro dos Santos, de 35 anos, participa de um protesto que teve início na comunidade após a morte. Aos prantos, ela falou com O GLOBO no fim da noite.

"Mataram meu filho de 18 anos no meio da rua. Um menino. Não teve troca de tiro. Meu filho não é traficante, não deve nada a eles. Deixou um filho de 4 meses. Eles mataram e foram embora. Era honesto, trabalhava vendendo roupa. Executaram o meu filho no meio da rua", disse ela, que continuou: "Os moradores testemunharam. O que eu quero é Justiça. Justiça pela morte do meu filho. Não quero que outras mães passem pelo que eu estou passando".

Relatos indicam que o rapaz chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manguinhos, comunidade vizinha ao Jacarezinho. Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS), Jhonatan já chegou em parada cardiorrespiratória à unidade e não resistiu ao ferimento.

Leia Também

Nas redes sociais, há várias postagens externando indignação com o ocorrido. Um dos mais revoltados é Diego Aguiar, que se apresenta como mobilizador social e ativista na internet, onde acumula milhares de seguidores.

"Deram um tiro no Jhonatan na minha frente. O moleque não estava com nada. Eles deram o tiro e saíram correndo. Meu Deus, mano! O que a polícia está fazendo com o meu povo?", escreveu Diego, que compartilhou vídeos da tentativa de socorro à vítima. "Não aguento mais, mano. Não aguento mais. Só querem nos matar, mano. Que ocupação?", prosseguiu o ativista.

A ocupação a que ele se refere é o Programa Cidade Integrada, uma das principais bandeiras do governador Cláudio Castro (PL) na área de segurança pública. Desde janeiro, PMs atuam no interior do Jacarezinho permanentemente, além da promessa de melhorias em outras áreas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!