Foliões se divertem durante o carnaval
Marcos Credie/Agência O Globo - 20.04.2022
Foliões se divertem durante o carnaval

De 20 a 24 de abril, o comércio, bancos, museus e outras atrações vão funcionar com um esquema especial para o feriadão, que acumulou um carnaval fora de época, o Dia de Tiradentes e também o de São Jorge. Muitos estabelecimentos e serviços no Rio e em São Paulo reformularam a agenda de funcionamento para melhor atender às demandas do feriado . Saiba o que abre e o que fecha nos dias de recesso para organizar a rotina e, para quem não trabalha, aproveitar melhor a folga.

Bancos fechados no dia 21 de abril

Por se tratar de um feriado nacional, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) decidiu que as agências bancárias não irão funcionar na quinta-feira, dia de Tiradentes, mas o atendimento ao público acontecerá normalmente na sexta-feira.

Shoppings têm horário especial na quinta-feira

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que o funcionamento dos estabelecimentos na quinta-feira será das 14h às 20h. Já na sexta-feira e no sábado, o horário será normal, das 10h às 22h. No domingo, o horário será das 14h às 20h, com a praça de alimentação podendo operar até às 23h.

Feriado no Rio de Janeiro

Metrô 24h

O MetrôRio informou que o sistema metroviário vai funcionar 24 horas entre os dias 20 e 24 de abril. Durante o carnaval, as linhas 1, 2 e 4 funcionarão sem interrupção a partir das 5h de quarta-feira até as 23h de domingo, na qual as estações Praça Onze e Central ficarão abertas até meia-noite para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.

As estações indicadas para o acesso à Sapucaí são Praça Onze, para os setores pares, e Central, para os ímpares.

Devido à transferência entre as linhas que será feita na estação Estácio, a estação Cidade Nova ficará fechada nas madrugadas de quinta, sábado e no domingo.

CCR Barcas

A CCR Barcas vai operar com a grade de domingos e feriados na quinta, na sexta-feira e no sábado na linha Arariboia. Assim, as travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói. Nesses três dias de feriado não haverá operação nas linhas Cocotá e Charitas.

VLT

As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca estarão em funcionamento normal durante o período de desfiles de Carnaval e feriados de Tiradentes e São Jorge. Os trechos manterão circulação das 6h à meia-noite entre quinta e domingo com intervalos de 10 a 20 minutos.

Pontos Turísticos

Na capital fluminense, as principais atrações seguem com horários reduzidos de funcionamento. Os museus, por exemplo, ficarão fechados de quinta-feira a domingo. Já o Pão de Açúcar preparou uma programação especial para todo o recesso, que inclui DJ e muita música de carnaval.

Museus

Museu de Arte do Rio: fechado de 21 a 24/04
Museu do Amanhã: fechado de 21 a 24/04
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira: fechado de 21 a 24/04
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro: fechado de 21 a 24/04
Pão de Açúcar

Aberto de 21 a 24 de abril com programação especial
AquaRio

Aberto de 20 a 24 de abril a partir de 13h. Ultimo horário de entrada às 17h
Cristo Redentor

Funcionamento normal, de 8h às 17h
Feriado em São Paulo
Rodízio de veículos

O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para carros na quinta e sexta-feira. As demais restrições, como para veículos pesados, zonas de máxima restrição à circulação de caminhões (ZMRC) e aos fretados (ZMRF), estarão mantidas apenas na sexta-feira.

Além disso, a prefeitura decidiu não liberar as faixas exclusivas de ônibus.

SPTrans

A SPTrans informa que na quinta e sexta-feira o atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. O Posto Central, as lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas, voltando ao funcionamento normal na segunda-feira.


Operação dos ônibus

A circulação dos ônibus no feriado de quinta-feira será equivalente a de um sábado.

Já na sexta-feira, a frota será de dia útil.

Postos de Saúde

Os atendimentos nos postos de sáude em São Paulo funcionarão sob um esquema especial durante o feriado. Na quinta, sexta-feira e sábado, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas disponibilizarão, das 7h às 19h, vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

No domingo, a imunização será realizada nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos, da Independência e da Juventude, das 8h às 17h. Na avenida Paulista, a vacinação ocorrerá em uma tenda, instalada no número 52, e em uma farmácia parceira (número 995), das 8h às 16h. Os parques e a tenda da avenida Paulista aplicarão doses de vacina contra a Covid-19 e contra a gripe para as faixas etárias elegíveis. A farmácia contará somente com vacina contra a Covid-19.

Leia Também

Estão elegíveis as crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos; os postos aplicarão primeiras (D1), segundas (D2) e doses adicionais (DAs). Contra o vírus influenza, causador da gripe, a vacina estará disponível para idosos acima de 60 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Contra o sarampo, podem receber a vacina as crianças de seis meses e menores de cinco anos, além dos profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960. Para poliomielite, estão aptos menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Isso vale para viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto.

Na segunda-feira (25), a imunização contra Covid-19 e gripe volta a ocorrer em toda a rede: UBSs e AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, e megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h. A vacinação para o público infantil é realizada somente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas. A imunização contra o sarampo e poliomielite também será retomada na segunda-feira somente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Unidades de saúde abertas no feriado

- Hospitais e prontos-socorros;

- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;

- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);

- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IV Redenção (Caps AD IV);

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Unidades de saúde fechadas no feriado

- Unidades Básicas de Saúde (UBSs);

- Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e os Centros Especializados em Reabilitação (CERs);

- Rede Municipal Especializada (RME) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).

Demais serviços

As AMAs 12h estarão abertas na quinta (21), sexta (22) e no sábado (23), das 7h às 19h;
As AMAs/UBSs Integradas funcionarão na quinta (21), sexta (22) e sábado (23), das 7h às 19h, inclusive para vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite;
 Os Hospitais Dia (HDs) funcionarão no sábado (23) e no domingo (24);
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps III) funcionarão na quinta (21), sexta (22), sábado (23) e domingo (24) apenas com demandas internas, sem abertura ao público;
As AMAs Especialidades ficarão fechadas na quinta (21) e sexta-feira (22), e funcionarão no sábado (23), das 7h às 19h;
As três unidades dos hospitais veterinários das zonas norte, sul e leste estarão fechados na quinta-feira (21) e funcionarão na sexta-feira (22);
A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) funcionará em regime de plantão.
Além desses equipamentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.
Todas as unidades voltarão a atender normalmente na segunda-feira (25).

Parques

Durante os feriados de Tiradentes os parques urbanos e naturais terão funcionamento normal. O Planetário do Carmo ficará aberto com sessões gratuitas na sexta-feira, a partir das 13h.

Esportes

Os Centros Esportivos estarão abertos nos horário habituais de feriado e fins de semana na próxima sexta-feira. O mesmo acontece no sábado, quando haverá atendimento normal das secretarias das unidades.

No sábado e no domingo, os Centros estarão funcionando nos horários habituais de fim de semana.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!