O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou, em entrevista ao Dia neste sábado (12), que não seria viável a realização de blocos de rua em abril, quando acontecerão os desfiles das escolas de samba no sambódromo da Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães, adiados em fevereiro por conta do aumento de casos da Covid-19.
Apesar da única medida restritiva em vigor atualmente na cidade do Rio ser o comprovante de vacinação para entrar em ambientes de uso coletivo, desde que a utilização de máscaras deixou de ser obrigatória também em locais fechadas, na última segunda-feira (7), o secretário falou que a organização para o desfile dos blocos depende de uma infraestrutura que demanda mais tempo para ser organizada.
"Os blocos de rua são uma situação muito mais complexa que só a pandemia. Tem que organizar toda a rede de saúde para poder ter o cuidado aos blocos de rua. Tem Comlurb, tem patrocinadores, tem várias situações que precisam ser vistas. Acho que não é viável fazer o bloco de rua por conta da infraestrutura, da organização, que leva muito tempo. Mas, isso não é a Secretaria de Saúde que decide", explicou o secretário.
Em entrevista ao Dia na última quarta-feira (9), a Banda de Ipanema, blocos da Sebastiana e outras ligas já haviam sinalizado que não participarão do Carnaval em abril, por conta da dificuldade da realização dos desfiles. Os representantes destacaram que não há estrutura adequada e preparada no município para receber cerca de 500 blocos. Antes da pandemia, eram necessários de 45 a 60 dias de preparação, contando com auxílio do poder público na organização da cidade.
Com o cenário epidemiológico seguro, diferente dos blocos de rua, entre os dias 20 de e 1º de maio, serão realizados os desfiles das escolas de samba. Neste sábado, o Sambódromo volta a receber as escolas de samba. Para dar início aos trabalhos, três escolas da Série Ouro realizam seus ensaios técnicos: Em Cima da Hora, Império Serrano e Lins Imperial. Nesta ordem, as agremiações começam seus treinos às 19h, tendo duração de uma hora para cada. No domingo (13), é a vez do Grupo Especial, com Imperatriz, São Clemente e Portela realizando seus ensaios técnicos na Sapucaí.
Leia Também
Calendário da RioTur com as datas para o Carnaval 2022
Desfiles - Sambódromo
- 20/04 (Quarta-feira) - Série Ouro - Liga RJ;
- 21/04 (Quinta-feira) - Série Ouro - Liga RJ;
- 22/04 (Sexta-feira) - Grupo Especial - Liesa;
- 23/04 (Sábado) - Grupo Especial - Liesa;
- 24/04 (Domingo) - Desfile das Crianças - Aesm-Rio;
- 26/04 (Terça-feira) - Apuração;
- 30/04 (Sábado) - Campeãs - Liesa.
Desfiles - Intendente Magalhães
- 20/04 (Quarta-feira) - Federação de Blocos;
- 21/04 (Quinta-feira) - Grupo de Avaliação - Superliga;
- 22/04 (Sexta-feira) - Grupo Bronze - Superliga;
- 29/04 (Sexta-feira) - Grupo Prata - Superliga;
- 30/04 (Sábado) - Grupo Prata - Superliga;
- 01/05 (Domingo) - Grupo B+C - Livres.
Dias de eventos no Terreirão do Samba (ainda não divulgados)
- 20/04 (Quarta-feira);
- 21/04 (Quinta-feira);
- 22/04 (Sexta-feira);
- 23/04 (Sábado);
- 30/04 (Sábado).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.