André Luiz Azevedo Dos Santos (à esquerda) no Ministério das Relações Exteriores do Congo
Reprodução
André Luiz Azevedo Dos Santos (à esquerda) no Ministério das Relações Exteriores do Congo

morte brutal de Moïse Mugenyi Kabagambe, linchado por pelo menos três homens —  todos presos — em um quiosque na Barra da Tijuca, também repercute na República Democrática do Congo, país natal do jovem de 24 anos. Na última quinta-feira, André Luiz Azevedo Dos Santos, embaixador brasileiro na nação africana, visitou o Ministério das Relações Exteriores congolês e se reuniu com autoridades do país. Após o encontro, declarações de Azevedo dos Santos sobre o caso foram reproduzidas na imprensa local:

"Infelizmente, nós temos no Brasil uma situação de violência muito grave. Eu penso que essa tragédia é utilizada um pouco para provocar uma reação da sociedade brasileira, uma reação mais forte contra a violência", afirmou o embaixador, em francês, um dos idiomas oficiais do Congo.

A reportagem do portal " Politico.CD " — que anuncia a cobertura das "atualidades da República Democrática do Congo em tempo real" — sobre a visita de Azevedo dos Santos ao ministério destaca vários pontos do caso. "A família do jovem disse que o espancamento ocorreu depois que Moïse Kabagembe insistiu de seu empregador receber um pagamento atrasado, tendo trabalhado dois dias no bar, na cidade litorânea do Rio de Janeiro", explica o texto.

Mais à frente, a matéria frisa que o congolês foi morto no "bairro nobre da Barra da Tijuca" e que os agressores utilizaram até mesmo um taco de beisebol, além do fato de que ele teve pés e mãos amarrados. "Um deles sentou-se sobre a cabeça da vítima por vários minutos e, ao perceber que ela não estava mais lutando, moveu-se para tentar ressuscitá-lo em vão", avança o site de notícias.

Em uma reportagem anterior sobre o caso, mais detalhada, o portal havia citado a comoção no Brasil gerada pelo linchamento de Moïse. No texto, foi feita até uma menção a uma postagem de Caeteano Veloso no Twitter . "Perante à situação, nas redes sociais muitas personalidades condenaram o crime. Uma delas foi o cantor brasileiro Caetano Veloso, que declarou: 'Chorei hoje ao ler a história do assassinato de Moïse Mujenyi Kabagambe. O fato de o quiosque se chamar Tropicália só acentua minha dor'".

Moïse Kabamgabe, congolês morto em quiosque na Barra da Tijuca
Reprodução
Moïse Kabamgabe, congolês morto em quiosque na Barra da Tijuca


Leia Também

O jornalista Stéphie Mukinzi, redator-chefe do " Politico-CD ", também divulgou informações sobre a morte de Moïse em suas redes sociais. Em uma das mensagens, ele compartilhou a postagem do GLOBO com o vídeo que flagrou o ataque. "Um jovem congolês foi morto friamente em uma praia brasileira. Amarrado, foi copiosamente espancado até a morte por reivindicar pagamentos atrasados. Seus carrascos já estão presos. As imagens podem chocar", escreveu Mukinzi.

A visita do embaixador brasileiro às autoridades congolesas também foi assunto nas principais emissoras do país. A RTNC , canal controlado pelo governo, dedicou cerca de um minuto e meio ao tema em seu principal telejornal noturno, o "Le Journal" . A concorrente B-One Télévision , rede que inclui canal de TV e emissoras de rádio, exibiu programação semelhante, com duração próxima. Ambas, porém, exibiram apenas uma foto de Moïse ao fundo, sem maiores detalhes sobre o caso, dando foco maior no encontro diplomático.

Já o portal congolês Actualite , embora não tenha reproduzido a fala do embaixador brasileiro, também publicou uma ampla reportagem a respeito da morte de Moïse ao longo da última semana. Sob o título "Forte comoção após morte de congolês no Rio", o texto esmiuça o "assassinato brutal de um jovem da República Democrática do Congo" no Brasil. Após destrinchar o episódio, a matéria lembra que o crime "provocou indignação" e que "celebridades prestaram homenagens". O site citou, entre outros tributos, uma postagem de "Gabigol, atacante do Flamengo, o clube de futebol mais popular da cidade": "Não é o Rio que aprendi a amar e que me recebeu de braços abertos".

A morte de Moïse também vem sendo constantemente noticiada em outros veículos estrangeiros . A CNN , por exemplo, destacou: "A discriminação racial segue presente em muitas partes do Brasil, onde afro-brasileiros são frequentemente alvos de ataques por motivos raciais ". Já o jornal americano Washington Post afirmou: "Mesmo em um país acostumado a episódios aleatórios de extrema violência , a selvageria do espancamento deixou muitos brasileiros chocados e sem respostas ".

Na Europa, o tabloide britânico Daily Mail frisou que "a Human Rights Watch disse que o assassinato violento de Kabagambe 'merece o mais absoluto repúdio da sociedade brasileira', pois ocorre em um contexto de aumento da violência contra os negros no Brasil". O caso também teve destaque em países como Portugal, Alemanha e França, entre vários outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!