Ventos ultrapassaram a marca de 130km/h.
Reprodução / Defesa Civil de SC
Ventos ultrapassaram a marca de 130km/h.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que um tornado de mais de 130 km/h atingiu a cidade de Timbó, no interior de estado , nessa quarta-feira (5), causando destruição de telhados, quedas de árvores e alagamentos.

A prefeitura da cidade fez uma força-tarefa para limpar os rastros de destruição deixados pelo fenômeno. Fotos de veículos pesados tombados, árvores caídas e postes de eletricidade danificados foram compartilhadas nas redes sociais  pelos moradores. 

Segundo nota técnica emitida pela Diretoria de Gestão de Risco, as "perturbações em níveis médios" foram causadas pela passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, somada ao calor esperado para esta época do ano e à umidade.

"Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade, que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento nas regiões do centro leste catarinense. O destaque foi a ocorrência de um tornado no Vale do Itajaí", diz o documento.

Além dos fatores listados, a circulação de ventos em alturas médias na atmosfera favoreceram a formação das tempestades e do tornado, de acordo com os meteorologistas do Climatempo.

Chuva forte

Ainda conforme o relatório, a chuva forte no fim da tarde e início da noite de quarta causou precipitação de 66 mm na cidade de Gabiruna, 60 mm em Brusque e 38 mm em Timbó. Isso fez com que o tempo favorecesse temporais com raios, rajadas de vento e do tornado no Vale do Itajaí.

Leia Também

Os radares meteorológicos apontaram uma "tempestade severa" com "intenso movimento ascendente". 

Ao todo, a Defesa Civil emitiu cinco alertas meteorológicos nos últimos dias para as tempestades de Santa Catarina. Quatro em nível de observação e um em nível de atenção para Timbó.

Próximos dias

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas isoladas e poucos ventos nos próximos dias na cidade de Timbó, atingida pelo tornado.

A mínima deve ser 16ºC nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), com máxima de 26ºC e 28ºC, respectivamente.

As chuvas devem persistir na maior parte do país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!