Prédio da Capes
Divulgação
Prédio da Capes

O Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Flávio Camargo, pediu exoneração do cargo na última terça-feira. Em uma carta enviada à presidência do órgão, Camargo afirmou que não se sente mais "confortável" na função e pediu sua exoneração em caráter irrevogável.

Camargo é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e deve voltar para suas funções. A demissão foi noticiada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e confirmada pelo GLOBO. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.

O caso ocorre após a saída de 114 pesquisadores que atuavam na avaliação quadrienal feita pela Capes nas áreas de Física, Matemática, Química e Engenharias. O pedido de renúncia em massa feito por coordenadores e cientistas que atuavam como consultores do processo avaliativo foi revelado pelo GLOBO. Camargo era o responsável pela área onde se instalou a crise.

Na carta enviada à presidente da instituição, Cláudia Toledo, o diretor agradece a oportunidade de ter chefiado a diretoria e expressa sua motivação para deixar o cargo. De acordo com fontes, Camargo também teria alegado motivos de saúde.

"Venho tentando sustentar os motivos que me trouxeram pensando única e exclusivamente na avaliação do SNPG (Sistema Nacional de Pós-graduação) e na manutenção da missão da Capes. Infelizmente não me sinto mais confortável na posição e sinto que não será benéfica para o SNPG a minha permanência neste cargo. Deste modo, estou pedindo em caráter irrevogável, a minha exoneração" , diz o texto ao qual a reportagem teve acesso.

Na manhã desta quarta-feira, a presidência da Capes realiza uma reunião com os outros cinco diretores da instituição para Diretoria de Avaliação. A instituição também determinou a substituição dos quatro coordenadores que deixaram seus cargos nas últimas semanas. Inicialmente, a presidente do órgão, Cláudia Toledo, tentou reverter as renúncias, mas não obteve sucesso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!