A frente fria que atingiu o sudeste brasileiro deve perder força neste fim de semana com a volta do calor em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os termômetros devem começar a subir no domingo (19), podendo chegar aos 31ºC.
Devido às altas temperaturas, a umidade deve cair, deixando o tempo seco e ensolarado. O calor também deve se estender para a próxima segunda-feira (20), atingindo 33ºC, de acordo com o Climatempo.
No entanto, antes da volta do tempo firme, ainda há previsão de chuvas nas áreas do extremo sul e litoral paulista neste sábado (18), mesmo dia em que a massa de ar seco atinge o Rio de Janeiro. A capital fluminense deve alcançar os 32ºC.
Segundo o Climatempo, o calor deve permanecer até a próxima terça-feira (21), quando os termômetros batem os 32ºC.
Chuvas fortes no norte e sul
Já no norte e sul do país, há risco de temporais durante o fim de semana. A partir desta sexta-feira (17), as chuvas devem ganhar força no sul do Amazonas, no Acre, e na região de Porto Velho, em Rondônia. Ainda deve haver precipitação em áreas como Manaus e Pará, mas com longos períodos de sol, com exceção do sul do Tocantins, onde é esperado tempo firme.
A chuva deve ganhar ainda mais força ao longo dos próximos dias devido à chegada de nuvens carregadas na região. De acordo com o Climatempo, em Roraima, no oeste do Pará e no leste do Amazonas, incluindo Manaus, os ventos fortes podem causar "transtornos".
As chuvas intensas também devem chegar ao sul do país ainda hoje, principalmente em Santa Catarina, noroeste e região serrana do Rio Grande do Sul.
Também há riscos de transbordamentos de rios e córregos, além de deslizamentos em áreas de encosta. No litoral gaúcho e catarinense, os ventos podem chegar a 70 km/h durante o final de semana.