Uma estátua erguida ontem , no meio da cidade de Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, está dando o que falar. Com quase seis metros de altura, o presidente Jair Bolsonaro foi retratado como um guerreiro na obra, feita em ferro e metal . Nas redes, enquanto alguns moradores comemoram a homenagem, outros criticam e até zombam da iniciativa.
A estátua foi inaugurada na cidade durante uma manifestação pró-Bolsonaro que aconteceu neste último 7 de setembro . "O Presidente Bolsonaro já merece uma estátua em, pelo menos, um Estado do Brasil. Ele sim, é herói", escreveu um apoiador no Twitter.
Apoiadores do presidente na cidade, do chamado Comitê pela Vida e Liberdade, encabeçam a homenagem. Segundo o advogado Jabs Paim Bandeira, presidente do grupo, a ideia nasceu há dois anos e nos últimos meses ganhou vida após um trabalho intenso dos confeccionadores. O artista Jorge Luiz Grigolo foi quem realizou o corpo, já a cabeça foi feita por uma indústria do setor agrícola da cidade.
"Esse artesão deixou o trabalho dele diário para se dedicar a esse projeto, então procuramos dar amparo nesse sentido. Fizemos uma vaquinha eletrônica para arrecadar dinheiro", disse Bandeira.
De início, a ideia era tornar a estátua itinerante, mas, por medo de vandalismo, o advogado explica que estão sendo pensadas alternativas como deixá-la em locais privados, onde há segurança.
Depois da inauguração de ontem, a web amanheceu tomada por internautas opositores do governo que foram contra a estátua. E a criatividade deu a tônica nas piadas sobre a peça.
"Uma estátua feia, desproporcional e macabra, que representa muito bem o homenageado, pois reflete perfeitamente a sua personalidade", disse um perfil na rede social.
Essa internauta, moradora de Passo Fundo, desaprovou a iniciativa. O nome da cidade chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter na madrugada desta quarta-feira:
Teve inclusive quem comparasse a estátua com assombração, o homem de lata do mágico de OZ e o um dos personagens centrais da série de filmes Star Wars, Darth Vader:
Bandeira esclarece que a obra ainda não está finalizada e precisa de alguns ajustes, como na bandeira do Brasil, cuja a pretensão é ser também feita de ferro e metal. Por enquanto, foi instalada uma de tecido.
"Nós vivemos em uma democracia, as pessoas têm o direito de apoiar e criticar, isso faz parte", diz o advogado sobre as críticas.