Busto de Adolf Hitler comercializado em loja de Nova Trento (SC)
Reprodução
Busto de Adolf Hitler comercializado em loja de Nova Trento (SC)

Um turista que passeava pelo Mercado de Pulgas, em Nova Trento (SC), flagrou a venda de  artefatos nazistas em uma loja no local. O caso ocorreu no último sábado e foi denunciado à Polícia Civil e ao Ministério Público de Santa Catarina.

Entre os objetos encontrados na loja estão um busto de Adolf Hitler e uma placa com o símbolo nazista, acompanhada da frase: "Eintritt Verboten", que significa "Entrada Proibida", em tradução livre.

Assim que viu as "peças de decoração", o cliente ficou incomodado e questionou o vendedor. Em entrevista ao NSC, ele contou ter ido ao banheiro, passado uma água no rosto, tirado fotos e se retirado do local.

"O trabalhador da loja afirmou que está há um mês no local e sugeriu ao proprietário que retirasse os objetos, mas que o mesmo afirmou que 'a loja é dele e ele vende o que quiser", disse o turista.

A Polícia Civil informou, em nota, que "foram feitas diligências preliminares e não foram encontrados os objetos em questão". No entanto, um inquérito policial foi instaurado e "serão feitas novas diligências para investigar os fatos". O MPSC informou que "a 2ª Promotoria de Justiça de São João Batista está aguardando a conclusão do inquérito policial para avaliar as medidas cabíveis".

No último sábado, o Globo mostrou que o número de inquéritos abertos pela Polícia Federal para investigar casos de apologia ao nazismo disparou em 2020, na comparação com a série histórica da última década.

O número de inquéritos, nesse período, passou de 20, em 2018, para 69 em 2019, e chegou a 110 no ano passado, o que representa um crescimento de 59% e uma média de um inquérito aberto a cada três dias.


A legislação brasileira estabelece que é crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo". O artigo aborda discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!