Ministro do STF, Gilmar Mendes
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Ministro do STF, Gilmar Mendes


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do ex-assessor do Ministério da Saúde, o empresário Airton Soligo para não comparecer nesta quinta-feira à CPI da Covid no Senado , data em que está marcado o seu depoimento.

Conhecido como Airton Cascavel, ele era considerado o “ministro político” na gestão de Eduardo Pazuello, responsável pela articulação com deputados, senadores e governadores e prefeitos.

Na decisão, porém, o ministro determinou que a CPI assegure ao ex-assessor o direito ao silêncio, isto é, de não responder a perguntas que possam incriminá-lo — sendo proibido, no entanto, "faltar com a verdade relativamente a todos os demais questionamentos".

"O direito ao silêncio, que assegura a não produção de prova contra si mesmo, constitui pedra angular do sistema de proteção dos direitos individuais e materializa uma das expressões do princípio da dignidade da pessoa humana", diz o decano do STF na decisão.

Gilmar ainda garantiu a Cascavel o direito a ser assistido por advogado ou advogada durante todo o depoimento; e o direito a ser inquirido com dignidade, urbanidade e respeito, "não podendo sofrer quaisquer constrangimentos físicos ou morais, em especial ameaças de prisão ou de processo, caso esteja atuando no exercício regular dos direitos".

Você viu?

Os advogados do empresário alegavam que a condição em que o ex-assessor foi convocado para depor não está clara, mas afirmam que é possível concluir que Cascavel é “considerado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia como pessoa ostensivamente investigada”. Portanto, poderia não produzir provas contra si mesmo.


Cascavel foi convocado pela CPI após o Ministério Público Federal (MPF) determinar à Polícia Federal (PF) a abertura de um inquérito com prazo de 90 dias para investigá-lo. O ex-assessor teria atuado no Ministério da Saúde antes mesmo de ser nomeado. Mesmo sem cargo oficial, Cascavel negociava em nome do ministério com estados e municípios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!