Policiais durante atuação no bairro do Jacarezinho, no Rio de Janeiro
Reprodução/Twitter
Policiais durante atuação no bairro do Jacarezinho, no Rio de Janeiro

Ministério Público Federal (MPF) instaurou uma investigação criminal para apurar se houve, por parte de membros das forças policiais do Rio de Janeiro, alguma "conduta de desobediência à ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendia operações durante a pandemia da Covid-19".

O Processo Investigatório Criminal (PIC) cita a operação realizada em maio, na Favela do Jacarezinho , que deixou 28 mortos. "Sabe-se, ainda, que tais operações, com destaque para a operação policial havida na comunidade do Jacarezinho, culminaram em várias mortes por armas de fogo”, destacou o MPF.

Dentre as principais medidas no ato de instauração do PIC, a coordenadoria do Núcleo de Controle Externo da Atividade de Polícia do MPF requisitou ao secretário de Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, diversas informações sobre os trabalhos dos agentes.

Você viu?

"Os dados relativos às operações policiais havidas de abril de 2020 até a presente data, tais como, número de policiais, relatórios e, especialmente os dados referentes à operação realizada na comunidade do Jacarezinho, devendo constar, além de outras informações, as cópias de eventuais procedimentos instaurados com base nas consequências da diligências, inclusive na Delegacia de Homicídios".

Ao Intituto Medico Legal do Rio, foi solicitada a relação das vítimas atendidas após a operação realizada no Jacarezinho, além dos seus respectivos laudos cadavéricos.


A Polícia Federal precisará informar quais foram as operações realizadas desde abril de 2020, encaminhando seus relatórios. O mesmo foi solicitado ao comando da Polícia Militar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!