A professora Daiana Francisca de Almeida Santos, de 37 anos, decidiu comemorar o fim do seu casamento colando uma placa em seu carro com a frase: "enfim, divorciada". Moradora de Luziânia, cidade próxima do Distrito Federal, Daiana tentava registrar o divórcio em cartório havia um ano.
“Me libertei. Fiz essa faixa para comemorar depois de tanto tempo, depois de ter passado por tanta coisa em relacionamento abusivo”, disse ao G1 .
Daiana se casou em 2002, aos 18 anos, quando estava grávida do primeiro filho. Ela passou 12 anos morando com o ex-marido, entre idas e vindas de um relacionamento conturbado.
Ela diz ter sido traída, ameaçada e sofrido agressões físicas — mas não chegou a fazer nenhuma denúncia. Em 2014 ela decidiu se separar, mas o divórcio ainda não havia sido oficializado.
“Não sabia o que poderia significar o divórcio para mim. Meu ex-marido não fazia questão também de se divorciar, acho que para manter a sensação de domínio sobre mim”, disse.
Há um ano e meio, porém, ela decidiu ir atrás da certidão para se sentir livre de vez do relacionamento pois, segundo ela "quando você não assina o divórcio, você ainda acha que está presa a alguém”.
O processo levou tempo, muito por conta da dificuldade em pagar os honorários de um advogado. Após conseguir, ela decidiu fazer a comemoração anunciando a separação em seu carro, o que causou repercussão nas redes sociais.
“Algumas delas eram com críticas a mim, pela minha atitude. Então, eu mesma resolvi postar as fotos e contar minha história para falar do que sofri e mostrar porque tinha feito aquilo”, concluiu.