Quase dois meses. Este é o período em que a população que vive a 40 km da capital da Islândia
- Reykjavik - observa os enormes gêiseres de lava vulcânica que são jorrados aos céus por conta de uma erupção vulcânica. As informações são da AFP
. Veja o momento das explosões:
A polícia local delimitou um perímetro de segurança, para que acidentes sejam evitados. Isso porque fragmentos de rochas em altíssimas temperaturas caem do céu após as erupções de lava do vulcão , no vale Geldingadalir, perto do Monte Fagradalsfjall. Esse fenômeno é chamado de piroclastos - o ato de 'chover' salvas de lava, fragmentos de rocha sólida ainda quentes e potencialmente mortais.
Segundo estimativas do Escritório Meteorológico Nacional, um dos jatos de lavas que o vulcão atirou para os céus ultrapassou os 460 metros de altura.
Henrike Wappler, uma alemã que mora próximo do vulcão, descreve que as cenas são "incríveis". Sua filha acrescenta: "Sinto-me muito pequena perante o poder da Terra (...) Mas não tenho medo!"
Os moradores locais sabem quando a próxima explosão ocorrerá pois um rugido intenso avisa que o próximo gêiser é iminente.
"Parece um avião no céu. Não é todo dia que podemos admirar um vulcão
de tão perto. É algo realmente incrível e lindo", explica Freija Wappler-Fridriksdóttir.