Um atentado próximo a uma escola de ensino médio em Cabul, no Afeganistão , resultou na morte de 55 pessoas e deixou mais de 150 feridos neste sábado (08). O turno que acontecia no colégio era feminino, por isso a maioria das vítimas são mulheres.
Sayed Ul-Shuhada, como é chamada a escola , divide seus turnos entre meninos e meninas. Um carro-bomba posicionado próximo do colégio explodiu e causou a destruição do local.
Ashraf Ghani, presidente do Afeganistão, atribuiu a autoria do atentado ao Taleban - porém nenhum grupo assumiu a autoria da ação até o momento. Segundo Ghani, " Taleban mostrou novamente que eles não estão apenas relutantes em resolver a crise atual de maneira pacífica, mas também complicando a situação." O grupo fundamentalista negou envolvimento e condenou a ação.
O principal diplomata americano presente no Afeganistão , Ross Wilson, postou em suas redes sociais que "este ataque imperdoável a crianças é uma ameaça ao futuro do Afeganistão". Confira:
Este é o maior ataque terrorista ocorrido no Afeganistão desde a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em retirar as tropas americanas do país até setembro. Medida foi anunciada no mês passado.