Governo informa à PGR entrega de oxigênio para RO e AC a partir desta segunda
Divulgação Sesc-AM Fonte: D24am
Governo informa à PGR entrega de oxigênio para RO e AC a partir desta segunda

Após alerta da  Procuradoria-Geral da República ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a possibilidade de desabastecimento de oxigênio medicinal nos estados de Rondônia e Acre, a pasta  informou neste domingo que haverá uma operação juntamente com o Ministério da Defesa  para atender os dois estados a partir de amanhã.

O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), órgão da PGR  responsável por acompanhar a pandemia, pediu na sexta-feira que a pasta tomasse providência porque a previsão era de desabastecimento do produto na quarta-feira, dia 24. A alta de internações por Covid-19 está  provocando aumento da demanda de oxigênio.

De acordo com a resposta enviada ao Giac, serão distribuídos pelo governo 5,4 mil metros cúbicos dia de oxigênio. A entrega será feita inclusive nos fins de semana. O  oxigênio será transportando em isotanques embarcados em aeronaves do Ministério da Defesa partindo de Manaus (AM) para os dois estados. O documento enviado ao órgão é assinado pelo assessor especial do Ministério da Saúde, Ridalto Fernandes.

Ainda segundo a PGR, o ministério  assegurou  que o processo de fornecimento do oxigênio aos estados não tem data para terminar e que, diante da possibilidade de novos aumentos na demanda, a pasta  já possui planejamento para ampliar a entrega até o limite de 10 mil metros cúbicos dia. Nesse caso, poderá ser transportado produto fabricado em todo o território nacional.

Desde o fim do ano passado, o gabinete  acompanha a situação do abastecimento de oxigênio para os estados com maior demanda como foi o caso do Amazonas, que em janeiro enfrentou um colapso do sistema de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!