Prefeitos da Baixada Santista (SP) decretam lockdown para conter o avanço da Covid-19 na região
Reproduçã iG Minas Gerais
Prefeitos da Baixada Santista (SP) decretam lockdown para conter o avanço da Covid-19 na região

Os nove municípios da Baixada Santista entrarão em lockdown  no dia 23 de março para conter o avanço da Covid-19 na região. As restrições vão até o dia 04 de abril. A medida foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

Uma força-tarefa com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal vai fiscalizar a circulação de pessoas e veículos. Será permitida a circulação de pessoas e veículos para a compra de remédios, atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais, embarque e desembarque em terminal rodoviário, atendimento de urgências e necessidades inadiáveis previstas no decreto municipal.

"São medidas duras mas que, infelizmente, temos que tomar agora para preservar vidas. Os especialistas em Saúde nos passaram um quadro assustador no encontro realizado quinta-feira", disse o prefeito de Santos , Rogério Santos,

Restrições


O transporte público municipal funcionará com horário reduzido pela manhã e ao final do dia.  Os ônibus não circularão aos sábados, domingos e feriados.

Estão proibidas as feiras livres. Hotéis, pousadas, pensões, motéis e outros estabelecimentos de hospedagem só atenderão clientes corporativos, com todas as áreas de lazer e recreação fechadas. Também estão suspensos os serviços de drive thru.

Nos bancos , será permitido apenas o autoatendimento, sem serviços internos (com exceção dos relacionados à segurança e manutenção). As filas nos caixas devem ser espaçadas com distância de 3 metros.

Os supermercados poderão funcionar com capacidade de até 70% dos produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal) até as 20h. Aos sábados e domingos, poderão funcionar apenas com delivery . A mesma regra se aplica às padarias, açougues e mercearias.

Comércios , com atividade de entrega em domicílio (delivery), podem trabalhar com porta fechada e apenas com 30% dos funcionários até as 22h.

Por 24 horas poderão funcionar estabelecimentos como farmácias, postos de combustível (com lojas de conveniência fechadas), serviços de transporte de mercadorias, comércio de insumos médico-hospitalares, delivery de medicamentos e serviço de transporte individual (táxi e veículos de aplicativo). 

Também estão nesta lista atividades de segurança privada e de portaria, atacado e varejista de hortifrúti, atividades portuárias e retroportuárias (serviços administrativos terão de ser feitos por home office) e as atividades industriais cuja paralisação possa afetar o abastecimento e os serviços essenciais.

Multas

Quem descumprir as regras do lockdown estará sujeito a multas que variam de R$ 300 a R$ 10 mil . A fiscalização ficará por conta da Polícia Militar, Guarda Municipal, Procon e Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

*Com informações da Prefeitura de Santos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!