Escolas municipais ainda passam por fase de adaptação para receber alunos
Reprodução/TV Globo
Escolas municipais ainda passam por fase de adaptação para receber alunos

Na região Sudeste do Brasil, Belo Horizonte foi a única capital que ainda não decidiu sobre data de voltas às aulas de modo presencias nas redes de ensino público e privado. As informações foram apuradas pelo G1. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, o ensino privado já voltou de modo presencial no dia 1° de fevereiro. A rede municipal abriu suas portas na quarta-feira (24) e o ensino estadual está marcado para retornar em 1° de março. Em São Paulo, as escolas particulares também voltaram no dia 1° de fevereiro e o ensino estadual, uma semana depois. O ensino municipal teve seu início no dia 15 de fevereiro.

Em Vitória, no Espírito Santo, as escolas particulares já adotaram o modo presencial em outubro de 2020. A rede estadual voltou no dia 4 de fevereiro e as escolas municipais em 22 deste mês. 

Na quarta-feira (24), a pauta volta às aulas foi um dos assuntos mais importantes debatidos pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 . A prefeitura prefere esperar indicadores do vírus e na próxima semana, decidir sobre quando BH retorna as aulas presenciais. 

Você viu?

As escolas municipais ainda passam por um processo de adequação para se enquadrar nos protocolos sanitários contra o novo coronavírus. Segundo o Executivo municipal, adaptação está chegando ao final e crianças de 0 a 5 anos serão as primeiras a voltarem ao ensino. Cerca de R$ 14 milhões foram gastos. 

As unidades de ensino privado já se sentem aptas para o retorno as aulas, só aguardando a liberação da prefeitura. O alvará as escolas foi caçado pelo prefeito da região em setembro de 2020. Porém, algumas redes do ensino infantil, estão conseguindo a liberação necessária para funcionar como espaços recreativos. 

Foi também na quarta (24), que o governo de Minas Gerais divulgou o protocola que será adotado nas escolas estaduais e também para as cidades que adotarem ao programa de retomada da economia local durante a pandemia da covid-19, o Minas Consciente . O retorno, entretanto, ainda não tem data prevista pois depende de uma decisão da Justiça que ainda impede a volta presencial. 

As aulas do ensino estadual, estão previstas para o dia 8 de março de maneira remota. A secretária Estadual de Educação, Julia Sant’Anna declarou que as escolas estaduais estão se preparando para o retorno, conforme pede as medidas de prevenção contra a covid-19 e que aproximadamente R$125 milhões foram gastos nas adaptações. 

“Houve um rigor, um cheklist a ser cumprido pelos diretores, indicando o que havia sido efetivamente realizado, com assinatura de um inspetor que foi acompanhando a adequação”. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários