Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma médica do Hospital Heliópolis, localizado na zona sul da cidade de São Paulo, deixa o consultório após discutir com a acompanhante de uma paciente e tenta agredi-la. O caso teria ocorrido no dia 17, mas o boletim de ocorrência só foi registrado na última quarta-feira (24).
Segundo informações do portal Uol, que ouviu o responsável pela gravação, Anderson Basílio Ferraz, a confusão começou após a médica plantonista Silvia Haber Duellberg se recusar a atender sua avó, que tem 96 anos, e afirmar que "ali não existia o Estatuto do Idoso" e que ela "seria a última das últimas" a ser atendida.
Entretanto, a agressão registrada ocorreu com outra acompanhante que estava no local e resolveu questionar a médica pelo fato de ela não estar utilizando máscara. Ainda de acordo com a publicação, a mulher agredida é Isabela Saturnino dos Santos, de 33 anos, que teve os óculos arrancados do rosto e os cabelos puxados após ficar na porta do consultório em forma de protesto.
Em contato com o portal, a Secretaria de Estado da Saúde informou que pediu o afastamento imediato da médica enquanto o caso é investigado e que repudia condutas desrespeitosas por parte de profissionais do SUS. Já o Conselho Regional de Medicina do Estado e São Paulo disse que está apurando o caso, uma vez que Duellberg possui registro profissional licenciado pela instituição.